sábado, outubro 20, 2007

SOMOS O QUE SOMOS
Em Lagoa no Algarve, um conjunto de vontades agarrou numa antiga Fábrica de Peixe e reconverteu-a em Pavilhão Multiusos. O edifício foi projectado pelo Arquitecto Miguel Arruda que lhe conservou a chaminé da antiga Fábrica de Peixe “Marques Neves & Cª Lda”.
Os accionistas do projecto são em primeiro lugar a Junta de Turismo do Algarve e depois a Câmara Municipal de Lagoa. O custo total da obra foi de 12 milhões de euros. A exploração ficará a cargo de um consórcio de empresas privadas que concorreu em concurso público. Alguns aspectos do que foi uma Fábrica de Conservas e que agora é um Pavilhão Multiusos é o que a seguir vos mostro em imagens digitais, retiradas direitinhas do Google.
E aqui em Peniche? Em Peniche a Congelação, a Exportadora, e outras vão dando lugar à sanha dos empreendedores imobiliários com o apoio dos “politicozinhos de trazer por casa” que nos governam.Peniche que foi com Matosinhos e Setúbal um centro conserveiro de primordial importância irá a breve trecho tornar-se um deserto no que respeita ao seu Património industrial.Os “pequeninos” vão pedindo uma estátua à conserveira para adormecerem as suas mentes despidas de neurónios e de respeito pelo nosso passado.
Os “baixinhos” fazem festas decorativas ao nosso maior industrial, agradecendo-lhe ter ido para a cova com o seu dinheiro ganho na exploração de tantos e tantos trabalhadores de Peniche.Somos o que merecemos ser. Pequeninos e doentios.
Tristes, vamos morrer sem história. A troco de uma “salinha” os que se dizem donos da verdade histórica tornaram-se vazios de ideias e de capacidade de luta. Somos uma CONGREGAÇÃO RELIGIOSA ACRÍTICA MODELO FAMILIAR. Estamos onde merecemos estar. Paz à nossa alma.