sexta-feira, janeiro 20, 2012

MEU CARO JORGE AMADOR:

A tua agenda e a minha preguiça têm impedido de nos encontrarmos para podermos trocar impressões sobre a actual situação que Peniche atravessa e que me importa a mim e a ti por redobradas razões.
Por isso escrevo-te agora e como a carta segue por esta via, não pode haver maior transparência sobre o que te digo. Aprendi a respeitar-te e a admirar a tua força e vontade de intervenção em nome do teu partido e pelo interesse que nutres por Peniche. Repara que disse em primeiro lugar o teu partido. Não tenho dúvidas que a tua principal preocupação é o PCP. Tudo o resto vem depois. Isso compreende-se. Foi a tua Escola e o teu tutor. Foi aí que cresceste como pessoa e te fizeste um homem. Num tempo em que poucos dariam uma unha por esse ideal mantiveste-te fiel. Com o PCP têm sido os teus momentos de glória e os de maior tristeza. Acredito que mais do que fazeres parte do comité central do teu partido, o momento que terás vivido com maior orgulho terá sido o da vitória nas eleições autárquicas. E sei que muitos (incluindo eu próprio) acharam que o PCP não ganhou a Câmara de Peniche. Os outros partidos é que a perderam. Mas isso a ti nunca disse nada. Dois passos em frente e um atrás sempre foi a forma como trilhaste e lutaste pelo teu PC em Peniche. E o facto de 4 anos depois terem tornado a ganhar a Câmara aumentando essa vitória com uma maioria veio reforçar o que penso sobre ti. Nada te para quando lutas pelos teus objectivos. Mas eu já sabia disso. E quero dizer-te que não foi essa vitória para a Câmara que me surpreendeu. A minha maior surpresa foi quando ganhaste pela primeira vez a Junta de Freguesia da Serra d’ El-Rei. Aí é que eu fiquei estupefacto.
Bom mas o tempo passou e estamos a viver numa época diferente daquela que acabo de retractar. Tu passaste a estar mais absorvido com as tuas funções executivas. A tua garra política está a perder acutilância. Moderaste modelos e sublinhas virtudes. Em nome de uma nova vitória eleitoral. E esqueceste que se alguém que ganha é porque alguém perde. Os consensos terminam onde começam as disputas por melhores ideais. Eu que te conheci bravo, criativo e acutilante na luta por aquilo que achavas ser o melhor para o teu partido, para a tua freguesia e para os fins que perseguias, vejo-te agora afrouxar os teus ímpetos e a perder discernimento.
O teu ataque ao PS/PSD sobre a questão das freguesias da cidade é frágil, inconsistente e demagógico. Onde está a natureza beligerante do teu raciocínio sempre mordaz e eficaz? Escolhes coisas incomparáveis para defenderes uma posição pouco defensável. Comparar as características da cidade com a zona rural não faz sentido nem mesmo para gente pouco habituada à discussão política. Fazeres tu isso é dares o flanco a dois partidos moribundos em Peniche que apesar de tudo conseguiram perceber as coisas para lá do óbvio. Não é teu timbre dares o flanco aos teus adversários. Isso me espanta e me permite pensar que poderás estar a permitir que cresçam flores silvestres no húmus em que te estás a transformar.
Acautela o futuro não perdendo a inteligência com que costumes travar os teus combates e a argúcia dos argumentos com que tens construído as tuas vitórias. Ou então daqui a um ano estás a perguntar-te: “-Onde é que eu errei?”

Um abraço

Sem comentários: