segunda-feira, janeiro 16, 2012

NOTICIAS
Ao que me dizem, na passada sexta feira a Assembleia Municipal de Peniche aprovou uma moção (que contraria uma outra aprovada em reunião da Câmara Municipal), em que se propõe que as 3 Juntas de Freguesia da Cidade se aglutinem formando uma única, mantendo-se a actual divisão administrativa no que respeita à zona rural do concelho.
Sobre este assunto será interessante reflectir no porquê de duas moções que se contraditam. É simples existem 2 maiorias. Uma na Câmara Municipal (PCP) e outra na Assembleia Municipal (PSD/PS).
Depois o que leva a temer algo (a junção das 3 Freguesias da Cidade) que toda a racionalidade aponta para que assim seja. Aí teremos de encontrar as razões entrando no campo da subjectividade mas não é tão complexo chegar ao cerne da questão. Tudo aponta para que a lei eleitoral para as autarquias venha a ser alterada entrando em vigor já nas próximas eleições. Parece existir também consenso (PSD/PS/CDS) sobre que a eleição incidirá na Assembleia Municipal e que será o Partido que tiver mais votos para este Órgão que indicará o seu cabeça de lista para a Presidência da Câmara, terá direito a uma maioria e cooptará os seus membros de entre os eleitos para a AM.
Ora menos duas Juntas de Freguesia representa menos 2 indigitados para a AM. E sabemos que o eleitorado vota maioritariamente à esquerda (?) na Cidade e à direita (?) na zona rural, excepção feita à Serra d’ El-Rei mas que com um reduzido número de eleitores não afectará os resultados finais. Esta nova divisão administrativa da Cidade vai inevitavelmente baralhar os pressupostos das autárquicas tal como eram avaliados até aqui.
Independentemente dos receios infundados ou não desta alteração, tudo leva a concluir que o que foi aprovado é o mais sensato. Fazer funcionar duas Freguesias que nem dinheiro têm para pagar a um funcionário a tempo inteiro não é só estúpido, é também absurdo. Dar eficiência à administração Local parece ser o mais correcto num tempo tão difícil como o que vivemos. E isto apesar dos gulosos apetites dos partidos políticos. Quem quiser ganhar eleições que trabalhe de forma denodada e transparente para que isso possa vir a acontecer. O que têm feito até agora é mau e cheira mal. Está na altura de comermos a alterar comportamentos.

Sem comentários: