quarta-feira, janeiro 04, 2012

NÓS POR CÁ…

Como sói dizer-se…todos bem. Pelo menos assim parece. O ano terminou numa onda de glamour e de exibição dos dotes individuais, dignos da dinastia que governa a Coreia do Norte. Com o nosso dinheiro e a nossa pobreza, adquirem-se títulos que hão-de ficar para a posteridade, enquanto vai definhando a nossa cultura agora transformada em carnavais que se repetem ao longo do ano. E começa exactamente da mesma forma. Com a propaganda individual como se fosse esse o caminho para o nosso bem estar social. Entretanto os nossos jovens arrastam licenciaturas por entre os balcões das superfícies comerciais. Ou fui eu que me tornei um Velho do Restelo.
Lord Acton, proferiu a célebre frase “o poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente”. Sabemos que assim é. Mas o exercício do poder faz diminuir as nossas capacidades de percepção da realidade. Não é por acaso que quem exerce o poder muito tempo acaba por terminar os seus dias isolado e desconfiando até da própria família.
Voltando a citar Lord Acton “o teste mais certeiro pelo qual podemos julgar se um país (uma região ou um lugar” é realmente livre seria a quantidade de segurança desfrutada pelas minorias”. Falamos de segurança económica, cultural, física e intelectual.
Por aqui será fácil de perceber o caminho que trilhamos.

3 comentários:

Bento Gonçalves disse...

95% dos alunos da Universidade Técnica de Lisboa conseguiram emprego.
Portanto, não é correcto dizer que "Entretanto os nossos jovens arrastam licenciaturas por entre os balcões das superfícies comerciais".
Seria melhor dizer que "Os jovens que tiraram canudos de cursos da treta, arrastam licenciaturas por entre os balcões das superfícies comerciais".

Manuel Leonardo disse...

A Universidade Tecnica de Lisboa
certamente vai duplicar as suas vagas no proximo ano pois os seus alunos teem as possibilidades de 95% arranjarem emprego ....
Quanto aos outros que so' tiram licenciaturas de treta -As restantes licenciaturas sao de treta - "andam a cocar os balcoes das superficies comerciais "- .A este demagogo que anda ha' 37 anos a chular a' conta da politica eu grito bem alto :
Vai trabalhar calao que tens bom corpo para isso !!

Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

Bento Gonçalves disse...

Os que bons conselhos dão
Às vezes fazem-me rir,
- Por ver que eles próprios são
Incapazes de os seguir.

António Aleixo