sexta-feira, março 02, 2012

COLAGENS SOBRE O ÓDIO
Quem se alimenta do ódio seca tudo o que o rodeia. Plantas, animais e pessoas serão vítimas sempre desse ódio. E serão essas pessoas vitimas infelizes desse definhar.

O ódio é um sentimento intenso de raiva. Traduz-se na forma de antipatia, aversão, desgosto, rancor, inimizade ou repulsa contra uma pessoa ou algo, assim como o desejo de evitar, limitar ou destruir o seu objetivo. (Wikipédia)

Meditação sobre o Ódio
Quando qualquer pessoa ou objecto cria descontentamento na nossa mente, a primeira reacção é de irritação ou de raiva e essa irritação ou raiva é convertida em ódio. A raiva ou a irritação pode ser momentânea, mas o ódio fica permanentemente na mente. Mesmo passados vários anos, o próprio nome da pessoa traz o ódio à mente e esse ódio perturba a mente.
Uma mente cheia de ódio nunca poderá ser relaxada ou pacífica. Ódio corrói a mente como o ácido. Quando odiamos os outros o nosso próprio coração queima. A nossa própria mente é ferida. Desta forma, o ódio é um castigo a nós mesmos por um erro de outra pessoa.
(Swami Paramarthananda - 26-05-2010)

"A ira gera o ódio, e do ódio nascem a dor e o medo."
( Santo Agostinho )

Como corolário a reunião de José Almada Negreiros com Mário Viegas, para texto e voz nos legarem o que melhor explica o que não deveria ser. Ponto final parágrafo.

Parte I
http://www.youtube.com/watch?v=bm0JxtLdZfk

Parte II
http://www.youtube.com/watch?v=VaC8UVHR5tI&feature=related

Sem comentários: