terça-feira, março 06, 2012

PENICHE: Igreja encerrada há mais de 20 anos transformada em centro interpretativo
Lisboa, Portugal 05/03/2012 18:54 (LUSA)
Temas: Artes, Cultura e Entretenimento, Monumentos, Autoridades locais

«Peniche, 05 mar (Lusa)- A Câmara de Peniche anunciou hoje investiu mais de meio milhão de euros na recuperação da Igreja de São José de Atouguia da Baleia, espaço encerrado há mais de 20 anos e agora transformado em centro interpretativo da freguesia.
O presidente da Câmara de Peniche, António José Correia (CDU), afirmou em conferência de imprensa que foram investidos 650 mil euros em obras de recuperação da igreja e de construção de um edifício anexo para albergar o centro interpretativo.
O pároco da freguesia Jean Franco explicou que “a igreja esteve muito anos fechada dada a impossibilidade de a paróquia em recuperá-la” e, segundo o presidente da junta de freguesia, António Salvador, “esteve mesmo em perigo de ruir” por estar tão degradada.
Além das obras, o trabalho incidiu ainda na recuperação do retábulo do altar-mor e, desde 2007, na recolha junto da população do património existente na freguesia e respetiva inventariação. Daí resultaram 600 peças, das quais 90 por cento estão inventariadas e 20 por cento conservadas.
O espólio engloba peças em arte sacra, esculturas de figuras religiosas, da cultura etnográfica e achados geológicos.
Além do património da igreja, os técnicos da autarquia efetuaram ainda o inventário e mapeamento de todos os locais ligados ao património da freguesia, desde fontes e lavadouros, lagares, moinhos e azenhas e até de festividades, saberes ou profissões antigas.
A igreja, datada do século XVII, vai ficar integrada na rede concelhia de museus e vai ficar aberta ao público com atividades já agendadas para este ano, tais como uma sessão de poesia, uma exposição sobre o associativismo e outra decorrente da iniciativa “Pintar Atouguia”.
O espaço vai abrir dia 17 como Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, com uma exposição alusiva ao projeto museológico.»

Sem comentários: