sábado, março 03, 2012


NOTÍCIAS DA LUSA
Lisboa, 02 mar (Lusa) – O concelho de Peniche, sobretudo na cultura de batata, foi o mais afetado da região de Lisboa e Vale do Tejo devido às geadas registadas este inverno, segundo o 1.º relatório do grupo de acompanhamento e avaliação dos impactos da seca 2012.
A geada que caiu em fevereiro na localidade Ferrel, no concelho de Peniche, destruiu toda a plantação de batata da freguesia e levou os agricultores locais a pedir apoios ao Governo.
O relatório divulgado na quinta-feira à noite pelo Ministério da Agricultura diz respeito a 15 de fevereiro quando 70% do território do continente estava em seca severa e 5% em seca extrema em zonas do litoral norte e Douro.
O grupo referiu ter passado o risco, verificado em janeiro, de uma rebentação precoce e irregular das culturas arbóreas e arbustivas.
A chuva registada entre outubro e dezembro e as temperaturas acima do normal em janeiro “permitiram um crescimento normal das culturas de sequeiro nesta região”, mas atualmente é bastante fraco o desenvolvimento das forrageiras anuais e dos prados e pastagens.
Devido ao recurso a rações industriais e ao encarecer da produção, os produtores têm tentado vender mais cabeças de gado por parte, enquanto os compradores manifestam menor interesse na compra de animais e a oferecem a preços mais reduzidos.
As sementeiras mais recentes dos cereais de outono/inverno germinaram pior por causa da crosta superficial que se formou nos solos e os produtores, entretanto, desistiram de fazer as sementeiras.
No caso da aveia e do centeio estima-se uma manutenção da área em relação ao ano anterior e uma redução de 5 a 10% no trigo e de 10% no triticale. A quebra de produtividade da aveia deverá oscilar entre 30 e 40%.
A situação dos pomares de citrinos pode considerar-se normal, indica o documento.
Nesta região, a perda de água dos solos tem sido considerável, não havendo reposição e as reservas superficiais, poços, charcas e linhas de água estão já abaixo da sua capacidade máxima.
SOMOS OS 1ºS!!!!!!!!!!!!!

 

Sem comentários: