segunda-feira, março 05, 2012

EM DEFESA DE…
No final da semana passada foi distribuído nas caixas do correio (mesmo naquelas que solicitam estarem vedadas a publicidade) um panfleto de 4 páginas, alegadamente em defesa do NÃO encerramento do Hospital de São Pedro Gonçalves Telmo, nos moldes em que tem vindo a funcionar.
Os textos, extensos e monocórdicos tornam a repetir argumentos já utilizados anteriormente e são assinados pelo presidente da Câmara e pelo Presidente da Assembleia Municipal e espremidos dizem o mesmo.
Só uma pessoa não se espanta com o que lá está escrito: - O Manuel Joaquim Leonardo que há muitos anos o vem repetindo à exaustão sem que ninguém o ouça. De resto nada de novo acrescentam.
Por mim não me espanta o que parece ser a última decisão sobre o Hospital. Quando a CDU/PCP, o PSD e o CDS derrubaram o Governo PS para poderem disputar as migalhas que sobraram do Grande Banquete em que se tornou este país nos últimos 8 anos, é certo que haveria que sacudir a toalha para aproveitar as migalhas. O Hospital de Peniche faz parte dessas migalhas.
O que pode espantar nisto tudo? A ingenuidade? A falta de visão política? Nagar as evidências? O que me daria algum sinal de que qualquer coisa estaria a mudar com as novas gerações na política portuguesa, seria os jovens turcos que prestam serviço em cargos mais destacados da política nacional, darem o seu sinal de indignação demitindo-se todos eles por alegadamente os interesses politico-partidários se estarem a sobrepor aos interesses das populações. Mas nada disto vai acontecer. A formatação está feita e os jovens querem copiar os mais velhos para poderem ser como eles. Já alguém disse que este país não é para jovens. Eu diria que também não é para velhos nem para crianças. Os recém-nascidos tornaram-se nados-mortos. Já pouco interessa o que se defende.
Mais Hospital, menos Centro de Saúde. Mais valência, menos serviço. Tão bem que falava o homem das feiras antes de chegar ao Governo. São todos iguais.

Sem comentários: