segunda-feira, janeiro 07, 2013

PARADIGMA
É uma palavra que se começa a tornar habitual. Nos Jornais, nas rádios e nas TVs. “Temos de ter um novo paradigma”. “Temos de mudar de paradigma”.
Fui ao dicionário de José Pedro machado da Sociedade de Língua Portuguesa.

Paradigma – modelo, norma, exemplo

E depois pensei com os meus botões e, achei bem partilhar convosco estes meus obscuros e negros pensamentos: - Se existem palavras tão simples para dizer coisas tão importantes, como termos de mudar de modelos políticos e sociais, por que raio de treta temos de usar uma palavra pouco usada pelo comum dos mortais para dizer aquilo que todos nós percebemos tão bem. Há muitos, muitos anos, que sabemos que só as moscas é que mudam. Por isso todos temos interiorizada a ideia que é preciso mudar de “merda” para que as moscas mudem de poiso.
Quem usa o termo “paradigma” são de uma maneira geral os novos políticos, formados pelos que agora são os detentores do poder e que aprenderam copiando os velhos truques sujos dos oportunistas que se colaram às tetas de onde escorria as sobras dos manjares dos deuses. São todos oriundos das designadas “jotas” sejam elas quais forem e vindas de onde vierem. Da esquerda ou da direita, tanto faz.
Sou dos bons velhos tempos em que a PIDE se passou a chamar DGS. Mas as pessoas continuavam a ser presas e torturadas pelos mesmos algozes. Mudar, é mudar. Não preciso de lhe mudar de nome. Mudem e depois voltamos a falar.

Sem comentários: