quinta-feira, janeiro 17, 2013

SERÁ O PS UM PARTIDO DE ESQUERDA?

Acredito que muitos dos seus militantes o serão. Aqueles que não se revêm na linguagem hermética e envelhecida do PCP. Acredito que muitas das figuras proeminentes do PS também o serão. Embora que desses a sua grande maioria esteja afastada de uma militância activa. Ser de esquerda é colocar a Humanidade, acima de todos os outros valores, em tudo o que isso implica.
Acredito que muitos dos militantes e simpatizantes do PS serão social-democratas com tudo o que de positivo significa essa postura ideológica. Acredito que se sentem presos ao PS muitos daqueles que recusam o discurso passadista do PCP com conotações estalinistas e Brejenevianas, onde os Gulags se tornaram o destino último de quem discutisse a cartilha do poder.
Acredito que muitos simpatizantes de um socialismo de rosto humano desiludidos com o caminho do PS, decidiram optar pelo populismo do BE.
O PS a nível nacional é aglutinador dos ambiciosos do poder ou daqueles que aguardam as migalhas que irão escorregar do banquete do Governo. E quanto mais se afunda o gang do PSD que nos rouba de forma miserável, mais próximos se sentem de os substituir aqueles que anseiam por dar umas trincas no bolo do Estado.
Nos fundamentos e nos objectivos estatutários do PS acredito que está a génese de um partido de esquerda de rosto humano e solidário. Pela sua prática o PS não passa de um PSD de camuflado.

Sem comentários: