sexta-feira, março 19, 2010

1000 POSTAGENS
Quando a 12 de Novembro de 2006 iniciei este espaço, mal saberia eu que 3 anos e meio depois estaria aqui e que hoje comemoraria o seu número mil.
O “Conversar em Peniche” é um herdeiro em primeira geração do “Peniche Directo” embora um e outro difiram em aspectos essenciais. Um é hipotecado às ideias e valores do seu autor. O outro pretendia-se mais equidistante e menos comprometido.
Ao longo deste tempo todo arrisquei afirmar politicamente o que me movia. Favoreci claramente as 2 últimas campanhas da CDU em detrimento do PSD e do PS. No caso deste último partido não hesitei em ser claramente hostil quanto às suas escolhas em Peniche a nível autárquico.
Não poupei gregos e troianos no que considerei ser correcto. Valorizei os aspectos que quer do ponto de vista ético, quer do ponto de vista social e político me pareceram dignos de aplauso.
Escrevi memórias e histórias de encantar. Enumerei livros e coisas escritas por outros que me pareceram relevantes para me (nos) ajudarem a crescer como pessoas.
Disse disparates. Cometi erros.
Mas o que fiz bem e o que fiz mal pesam para me avaliar como pessoa e para suscitar a discussão. Que nem sempre foi leal e honesta. Como autor do Blog nunca respondi às críticas e nunca desfiz equívocos. Ao que escrevi replicaram sempre no tom que quiseram e da forma que consideraram mais acutilante. Sem que eu me tenha defendido. O que me defende é o conjunto desta actividade no seu todo.
Onde não gostei foi dos que cobriram de anonimato. Odeio mascarados de cara tapada. Mas isso está na massa do sangue deste povo singular.
Interrogo-me sobre o tempo que resistirei a esta prova de fogo. Quantas mais postagens terei engenho e arte para escrever. E quantas continuarão a ter o mesmo grau de empenho… Não quero arrastar-me por aí. Nem ser redundante. A seu tempo darei espaço a outros com mais genica que eu para ajudarem a “conversar”. Tal como rir, conversar é o melhor remédio. Assim o façamos com dignidade.
A todos um grande abraço e até amanhã.

3 comentários:

Paulo Renato Santos disse...

Parabéns pelo milésimo post. Para mim é sempre um local de passagem neste mundo da blogosfera...
Continua

estrela disse...

Foi muito bom redescobrir-te...
Continua...eu venho cá todos os dias!
Um abraço, Belmira Estrela Camarão

Unknown disse...

Zé,
Parabéns por tudo o que este número envolve e representa. Pela audácia, coragem, diferença , indignação e irreverência mas também pelo brilho da pedagogia que muitos dos teus textos encerram. Parafraseando o publicitário: “Poderia eu viver sem o Conversar em Peniche ? Poder, podia, mas não seria a mesma coisa”.
Bem hajas !
Quim Raul