terça-feira, março 23, 2010

A MINHA MENINA
A minha menina terminou a sua licenciatura em Julho do ano passado. Decidiu que o que lhe interessava do ponto de vista pessoal era trabalhar na área para a qual se tinha preparado. O assunto foi discutido em casa após se pesarem prós e contras. Mas quem a conhece (e me conhece) sabe que quando toma uma decisão não há como desviá-la. É assim e acabou.
Foram enviados currículos e mais currículos para tudo quanto era sítio. Portugal onde tirou o curso e Espanha onde estagiou eram os locais apetecidos. Em boa verdade Espanha era mais interessante que o país natal. Na sua área o desenvolvimento tecnológico é mais notório com os “nuestros hermanos”. Por outro lado nada a convencia a ir para um balcão vender material ortoprotésico. Queria trabalho numa oficina já que foi para isso que se preparou. Enquanto as respostas não chegavam foi trabalhar para um “call center” de uma instituição bancária e agarrou-se aos manuais e aos CDs e aí vai de estudar castelhano.No fim de tudo isto a minha menina acabou por receber um convite para fazer a sua apresentação em Espanha. Esteve lá uma semana a fazer prova das suas capacidades e foi convidada a assinar um contrato sem termo certo que acabou por aceitar.
Assim, a minha menina é agora mais uma emigrante nessa imensa diáspora pela qual nos fomos espalhando.
A internet é o nosso contacto e eu e a mãe temos uma grande admiração pela capacidade de persistência e autonomia que demonstrou. Ela sabe que o seu futuro só ela o pode construir e que a luta que agora desenvolve e a firmeza com que enfrenta sozinha um meio de que desconhece tudo, será a única forma de poder olhar para si própria com orgulho e dignidade. Ela está só com o que aprendeu na escola e na vida que viveu até aqui caminhando sem “apoios” que não sejam o carinho que demonstram os que são seus amigos.
Que sejas bem sucedida minha filha nesta encruzilhada tão difícil. Sabe que ao decidires ser operária do teu futuro em construção nada te poderá impedir de ser feliz.

2 comentários:

magda disse...

Felicidades para a Maria, desejo que tenha muita sorte no seu trabalho, que determinação já vi que a tem. Beijinhos da Mami

magda disse...

Felicidades para a Maria, desejo que tenha muita sorte no seu trabalho, que determinação já vi que a tem. Beijinhos da Mami