quinta-feira, março 18, 2010

SER SOLIDÁRIO
Sinto uma grande empatia pelos seres humanos em situação de sofrimento ou de perda. Mas tenho uma grande dificuldade em participar em campanhas a favor de pessoas que me são distantes. Nas últimas semanas foram inúmeras as iniciativas desenvolvidas a favor do Haiti e da Madeira. Não me senti motivado por nenhuma delas. Depois, habituei-me às atitudes miserabilistas com que as televisões expõem os dramas individuais. E nunca sei onde começa o drama pessoal ou a teatralização da dor.
Penso sempre que ao meu lado, no meu prédio, na minha rua, na zona em que moro estão pessoas que conheço e que precisam daquilo que estou a enviar por um percurso que nunca poderei acompanhar.
Recordo campanhas em que participei e de que me arrependi. Recordo gente que é capaz fazer de si próprio uma chaga, quando outros sofrem sem que se lhes ouça um lamento.
Não sei se estou a ser injusto. Provavelmente estou. Sou solidário com os meus amigos. Ou com quem vive na minha terra e se cruza comigo todos os dias. Mesmo que eu saiba que é um grande malandro. Prefiro repartir com os meus malandros que com os malandros que não conheço.

Sem comentários: