quarta-feira, março 10, 2010

BULLYING (Vulgo: “porrada de criar bicho”)
Ao longo do tempo em que desenvolvi a minha actividade nas muitas escolas por onde passei, quer como aluno quer como professor, assisti à violência exercida pelos alunos mais fortes sobre os mais fracos.
A escola protegia-se dos exageros criando linhas gerais de conduta não-escritas, mas interiorizadas por todos. Professores, funcionários, alunos mais velhos e mais novos sabiam que exceder certos limites era incorrer em falta perante alguém responsável e isso não seria bom para ninguém.
As escolas tinham um funcionamento autonómico em matéria educativa, que fazia os pais acreditarem que os filhos na escola eram defendidos de quem ousasse maltratá-los, fosse de si próprios ou dos outros.
Ser aluno era uma garantia de que existia sempre quem era responsável por tudo quanto acontecia de mal ou de bem.
Nos últimos 15 anos foi destruída a escola através do desmantelamento da autonomia que a pulso tinha sido conquistada. A escola como corpo vivo multicelular desapareceu, dando lugar a um estereótipo de regulamentos, regras e leis que servindo por igual a todas, não serve a nenhuma. No dia em que professores, pais e encarregados de educação, representantes da sociedade civil, aceitaram que os Projectos Educativos e os Regulamentos, tinham de concretizar fórmulas esquemáticas elaboradas nos Gabinetes das Direcções Regionais, permitiram que tudo ficasse sem sentido.
Porque razão uma escola tem de ter Regulamento Interno, foi coisa que nunca percebi. Só existe uma regra numa Escola: - É o bom senso. Tudo se deve subordinar a isto. A regra não tem de ser igual para todos, nem a Escola para funcionar bem terá de ser um exemplo acabado de Democracia Parlamentar. Aliás, se os agentes educativos estivessem atentos, poderiam ver bem ao que conduziu as regras democráticas utilizadas por quem nunca interiorizou a Democracia.
Quando começaram a extrapolar para a Escola a Democracia Parlamentar, começaram a surgir os alunos que agridem professores, alunos que agridem alunos e o que mais à frente se verá.
Já destruíram o País. Agora estão entretidos a destruir as Escolas e o Estado de Direito. Quem for vivo poderá ver se sobra alguma coisa inteira. Bullying para todos se faz favor.

Sem comentários: