segunda-feira, setembro 26, 2011

In memoriam CRISTINA SALVADOR
No final da semana passada desapareceu definitivamente do nosso convívio a Cristina. Em Peniche e fora de certos círculos era muito pouco conhecida. Filha do último Presidente da Câmara antes do 25 de Abril, neta de um dos grandes Armadores e Mestres de Peniche, Manuel Salvador, fez a sua formação em Arquitectura e radicou-se em Lisboa.
Muitos anos depois de ter saído daqui veio para Peniche chefiar um grupo técnico que haveria de concretizar o estudo urbanístico do Centro Histórico de Peniche durante o mandato do João Augusto barradas como Presidente da Câmara.
A verdade é que é graças à Cristina e à sua equipa que ficámos a dever aqui na Cidade, uma análise aprofundada dos equilíbrios urbanísticos no centro da Cidade e o daquilo que haveria a preservar ou o que não manifesta interesse, mas quais as características que devem nortear a edificação nessa zona.
A Cidade de Peniche tem de ficar grata para sempre à Arquitecta Cristina Salvador, pelo empenho, dedicação e saber que colocou nesse trabalho, dando assim possibilidades a concretizar de forma sustentada a recuperação e reabilitação do Centro Histórico de Peniche.
Infelizmente, os nossos políticos nunca tiveram capacidade intelectual nem grandeza suficiente para fazer aprovar de forma definitiva esse estudo, por receio de colocar em causa os interesses imobiliários de amigos e parceiros. Serve o estudo técnico do Centro Histórico de Peniche tão só como mero indicador, sem o compromisso de ter que ser respeitado.
Recordo aqui que a última vez que com ela percorri as ruas de Peniche, foi em busca das antigas tabernas tradicionais, que ela fotografou para preservar em memória, prevendo já o seu total desaparecimento.
Mulher do Mundo sendo particularmente evidentes as suas preocupações sociais e ambientais foi Prémio Fernando Pádua 2009, com um trabalho desenvolvido na base do estudo, "do encontro e trocas comerciais entre comerciantes e pastores", numa viagem ao deserto de Namibe entre Angola e Namíbia.
Seria bom e justo que Câmara e Assembleia Municipal se associassem numa justa homenagem à Arquitecta e filha de Peniche Cristina Salvador. Afinal não é tão comum assim fazer de forma elaborada a defesa do nosso Património.

1 comentário:

Manuel Leonardo disse...

Uma Familia Ilustre de Peniche - Ilustre mesmo- que vai desaparecendo a pouco e pouco e' a lei da vida .
A todos da Familia os nossos sentidos pesames ,da
Familia Leonardo
Peniche Vancouver Canada

Obrigado Professor