quinta-feira, setembro 29, 2011

QUEM DÁ E TIRA…
Grandes expectativas depositaram todos os que pensaram que depois do anterior governo, tudo quanto viesse só podia ser melhor. Depositaram os inadaptados e os do “reviralho”, entre outros, as maiores esperanças no novo Ministro da Educação. Esperanças defraudadas. Subiu o desemprego entre os candidatos a professores, fecharam mais escolas do que o que estava previsto. Sem que se fizesse uma avaliação medianamente coerente sobre “As Novas Oportunidades” colocaram-nas num caixão e quanto ao Magalhães, vamos assistir aos alunos com computadores e a alunos sem computadores, por decisão do senhor Ministro da treta.
Já conheci ao longo do tempo vários ministros como estes. Quando falta dinheiro no país, manda-se um artista que não se importe de tirar aos pobres para o cargo e são os putos das escolas quem sofre os amargos de boca. Quem não se recorda da tia Manuela Leite?
Mas a gota de água que me virou do avesso com este prior do Crato de meia-tijela, foi a 13 de Setembro do corrente anos ter feito um despacho acabando com os prémios pecuniários aos melhores alunos das escolas que tinha sido instituído pelo governo anterior.
Que o cabotino fizesse isto para o futuro, eu não teria nada a opor. É uma decisão, fruto de uma concepção política e ideológica que só responsabiliza quem a toma. Mas fazê-lo com efeitos retroactivos é-me verdadeiramente insuportável. Os alunos trabalharam um ano inteiro e uma das vertentes do seu trabalho consignava aquele prémio. É vergonhoso e cobarde, fazer com que algo que já estava concedido e firmado fosse posto em causa. Repito, se a decisão fosse válida para o ano lectivo 2011/2012 e seguintes tudo bem. Mas o que já estava concedido? A partir de Setembro inicia-se um novo ano lectivo. Tomem decisões a partir daí. O que já está, já está. O que se fez foi um ROUBO. E o que é mais lamentável é que é o Ministro que deveria ser o garante da Educação cívica dos nossos alunos que o comete. É o ministro da má-educação que vem dizer que o Estado Português não deve honrar os seus compromissos.
Lamentavelmente, mas compreensível é o facto de os Sindicatos dos Professores não se pronunciarem sobre isto. Como se o que afecta os alunos não lhes dissesse respeito. Estão bem estes sindicatos para este Ministro.

1 comentário:

jorge saldanha disse...

Não precisas do meu apoio para saberes que tens razão no que dizes. De há 30 anos para cá não estamos já habituados a que um Ministro seja pior que o anterior? Pena que seja o ministro da educação, que de educado terá pouco ( ou nada ). Se os exemplos devem vir de " cima "...não restam dúvidas que temos um excelente exemplo. O ministério da educação estará a ensinar-nos a quebrar todas as regras?