quarta-feira, setembro 14, 2011

O BAIRRO DO CALVÁRIO
Perdido no meio das postagens, recebi hoje um comentário de uma pessoa que escreve sobre o assunto em epígrafe. Independentemente de aspectos colaterais que possam eventualmente receber alguns ataques mordazes, o que releva é a substância do que lá está escrito. Porque receio que a generalidade das pessoas perca o sentimento que se encontra expresso naquele comentário, transmito-o aqui, fazendo dele o corpo da postagem de hoje.
Eu próprio já tive a oportunidade de fazer manifestar mais vezes a minha indignação pelo estado a que se está a permitir que seja condenado o Bairro do Calvário, talvez a única memória viva hoje, de um tempo de Peniche que era importante preservar.
Eu percebo que pessoas que aqui nunca viveram e daqui só tiraram usufrutos materiais possam destruir o Bairro do Calvário. Já não consigo compreender que o Vice-Presidente da Câmara de Peniche (filho de Peniche de Cima) aceite coniventemente participar nessa destruição. E qual a opinião do Presidente da Junta da Ajuda? Mas a este assunto hei-de voltar mais cedo do que todos pensamos.

"https://www.facebook.com/notes/salvar-o-bairro-do-sr-do-calvario/o-meu-bairro/160446790701208


Salvar o Bairro do Sr.Calvario

O Meu Bairro
Bairro Sr. do Calvàrio


Filha desta cidade “PENICHE” nascida no bairro do sr do Calvàrio hoje é com grande preocupação, tristeza e nostalgia que assisto a degradação e à morte do meu Bairro…
Venho hoje por este meio representar do melhor que posso a vida de 40 anos de um bairro em processo de “desaparecimento” e tentar sensibilisar todos que la moram ou que la moraram.
Muitas perguntas me vêm sem explicação, sem compreenção…Porque deixaram destruir tantas casas, porque continuam a retirar certas casas a familias para que fiquem fechadas e finalmente degradadas quem podera ter sido o responsavel deste horor !
Para mim tudo começou quando “Alguem” tentou socialisar certas familias de Peniche e decidiu de os alujar no bairro , logo ai se viu a diferença ...e comecei a ouvir chamar “Bairro Social” ao bairro do Calvario!
Lembro-me de um bairro onde as pessoas com os proprios meios (financeiros) se esforçavam de manter as casas corretamente limpas e presentaveis muitos fizeram grandes amelhorações sem ajuda da camara mas com a sua autorização ( cozinhas casas de banho...etc!)
Hoje so resta a saudade do passado ali vivido onde eramos todos uma grande familia ,onde os mais previligiados se preocupavam com os necessitados os problemas de uns eram as preocupações dos outros
Bairro no qual fomos criados com prencipios morais comuns,todos eram dignos de respeito e consideração reinava ali uma imensa Solidariedade
Aos que ainda la moram como os meus pais vivem o dia a dia na dignidade e na incerteza do que vai acontecer ao bairro ...daqui a amanhã!"

Sem comentários: