quinta-feira, maio 17, 2007

DESCUBRA AS DIFERENÇAS... ...não se trata de um exercício difícil de acertar. O “velhinho” Bairrista, já estava em fase de apodrecimento e presumimos que repará-lo seria insuportável financeiramente. Ao mesmo tempo tinha-se tornado um depósito de lixos sem sentido. Para além de servir durante a noite a protecção a situações nem sempre desejáveis. Mas, a propósito desta limpeza, lanço daqui a um apelo veemente à sensibilidade dos autarcas da CMP e da JF.
Preservar devidamente a memória dos estaleiros que aqui se situavam é fundamental para memória futura. Um povo que se desconhece e ao seu passado, não pode construir o seu futuro. E nós que aqui em Peniche somos “useiros e vezeiros” em dar machadadas na nossa memória colectiva.
Jean-Yves Blot, tem sobre isso uma ideia meritória que deveríamos aproveitar de forma salutar. Afinal, na zona envolvente temos os Fornos Romanos para o fabrico das bilhas de salga de Peixe, a Construção Naval em madeira ali tão bem representada e, a zona de afundamento de Navios, representada pelo São Pedro de Alcântara. Para já não falar da destruição acéfala das Unidades Industriais de conservação de peixe que se verificou ali tão perto, pelo apetite guloso dos empreendedores imobiliários e dos incompetentes que nos têm governado.
Isto é, tudo quanto ao mar diz respeito ali está separado por escassos metros de distância: - Construção Naval, Pesca, Indústrias subsidiárias como a conservação de peixe. E ao que parece em toda a Europa não há um caso que a este se compare, de tão perto estarem situadas as representações vivas do que foi a saga dos pescadores e da pesca.A minha esperança, de que tenhamos coragem e saber para fazer o que nos compete. Em nome das gerações futuras.

Sem comentários: