sábado, maio 12, 2007

(RE)VISITAR O PASSADO
Aqui há dias, a propósito da Loja Maçónica de venda de Renda de Bilros, falámos da Rua Alexandre Herculano. É um outro trecho desta rua que vos trago este fim de semana. A foto mostra esta artéria entre onde hoje se situa a Loja dos Mamedes e a actual Pensão Aviz. A loja dos Mamedes e o prédio onde hoje se situa a Marisqueira “Adamastor”, eram prédios de 1º andar num tipo de construção característico de Peniche da época (início do séc. XX).
É difícil reconhecer hoje o prédio onde se encontra o Auto-Oceano, a ourivesaria Cação Ribeiro o Emabar, e o café Aviz. Junto a uma porta onde iria nascer o Café Aviz, está “estacionado” um burro. O prédio a seguir está em construção. Aí iria nascer a nova estação de Correios, hoje desactivada nesse objectivo.
A seguir vê-se um quintal, com uma palmeira já com algum porte, no local onde actualmente se situa a Caixa Geral de Depósitos.
A seguir está um prédio de rés-do-chão onde anos mais tarde irá surgir a Pensão Aviz, tal como a conhecemos hoje.
Ao fundo ao alto vê-se a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, hoje completamente tapada pela construção em altura entretanto edificada.
A Rua é empedrada e passeio só do lado do Jardim Público. Este é envolvido por muro de alvenaria e as entradas são em Pórtico. O Clube já lá está.
É uma imagem cheia de ternura pelo nosso passado que vos ofereço.

Sem comentários: