domingo, maio 20, 2007

MERECE A PENA
No início das minhas deambulações pelas coisas do espírito, dei de caras com um autor que me marcou para sempre. Refiro-me a um Matemático e Filósofo Inglês de seu nome Bertrand Russell, infelizmente hoje completamente esquecido, de tal maneira que é muito difícil encontrar alguém que lhe reconheça o nome e a obra.
Os 3 livros que na altura devorei foram, “Porque não sou cristão”, “A Conquista da Felicidade” e “História do Pensamento Ocidental”. Livros que fui emprestando a amigos vários até que lhes perdi completamente o rasto. Só agora consegui (re)adquirir os dois primeiros, já que o terceiro me dizem estar esgotado há muito.
Retiro para aqui um código de conduta liberal proposto por Bertrand Russell, em oposição ao “Decágolo” cristão. Em minha opinião e, depois do Concílio do Vaticano II eles não estão assim tão em oposição. Quem é que não acha que ele merece a pena, num tempo em que os valores parecem estar em declínio? Por mim me parecem que deveriam ser bem amadurecidos pelas pessoas da minha terra para se tornarem intervenientes na construção de um concelho melhor e muito particularmente dedicoõ aos políticos de "pacotilha" que pululam por aí.
1. Não tenha certeza absoluta de nada.
2. Não considere que valha a pena proceder escondendo evidências, pois as evidências inevitavelmente virão à luz.
3. Nunca tente desencorajar o pensamento, pois com certeza você terá sucesso.
4. Quando você encontrar oposição, mesmo que seja de seu marido ou de suas crianças, esforce-se para superá-la pelo argumento, e não pela autoridade, pois uma vitória dependente da autoridade é irreal e ilusória.
5. Não tenha respeito pela autoridade dos outros, pois há sempre autoridades contrárias a serem achadas.
6. Não use o poder para suprimir opiniões que considere perniciosas, pois as opiniões irão suprimir você.
7. Não tenha medo de possuir opiniões excêntricas, pois todas as opiniões hoje aceitas foram um dia consideradas excêntricas.
8. Encontre mais prazer em desacordo inteligente do que em concordância passiva, pois, se você valoriza a inteligência como deveria, o primeiro será um acordo mais profundo que a segunda.
9. Seja escrupulosamente verdadeiro, mesmo que a verdade seja inconveniente, pois será mais inconveniente se tentar escondê-la.
10. Não tenha inveja daqueles que vivem num paraíso dos tolos, pois apenas um tolo o consideraria um paraíso.

Bertrand Arthur William Russell, 3º Conde de Russell, (18 de Maio de 1872 - 2 de Fevereiro de 1970), britânico, foi um dos mais influentes matemáticos, filósofos e lógicos que viveram no século XX .

Sem comentários: