terça-feira, junho 12, 2007

ANTÓNIO NETO D’ ALMEIDA
70 anos! Há precisamente 70 anos que na madrugada do dia de hoje (12 de Junho de 1937) por causa das pesadas neblinas que caíram sobre a nossa costa, aproava nas rochas da Berlenga Grande o navio brasileiro CUYABÁ.
A sequência de fotos que se seguem é desde o encalhe até à retirada dos passageiros que entretanto foram alojados em Peniche, enquanto se procedia ao desencalhe do navio. Decorrido quase um ano sobre este naufrágio, a 23 de Março de 1938 nasceu em Peniche de Cima, na zona do Forte da Luz, um menino que tudo indicava não sobreviveria muito tempo ao parto. Esse menino foi registado e baptizado com o nome que deu origem a esta conversa de hoje. Mas tal como o CUYABÁ, assim o nosso António Neto d’ Almeida conseguiu sobreviver a tantas dificuldades. Como o nome do navio andava de boca em boca, como se de um milagre se tratasse depois de ter naufragado ter conseguido salvar-se, assim o menino António passou a ser conhecido pelo “Cuyabá” por da lei da morte se ter libertado e nunca mais ninguém (nem ele próprio) o conheceu por outro.
Cuyabá lhe chamaram e Cuyabá ficou até hoje e tornou-se uma referência de Peniche de Cima e do Forte da Luz. Lapas e ouriços é com ele. Amigo do seu amigo aqui fica a história do “Cuyabá” o símbolo da resistência dos homens no mar de Peniche, face às intempéries que por vezes a tornam noiva do mar e viúva dos seus homens.

1 comentário:

Unknown disse...

Não sei porquê mas as fotos (do senhor) fizeram-me ler o texto. Tem cara de oa pessoa...

Mas no entanto, o que eu vim cá fazer foi mandar um abraço ao sr. Cafretal...

E agora ? Quanto tempo pra descobrir quem é que o manda ?

Grande Abraço !