domingo, junho 10, 2007

SEM REI, NEM ROQUE...
Diz-se isto daquilo que anda à deriva. Quando hoje de manhã (sábado) vinha da “Cooperativa dos Pescadores” e entrei na minha rua (Joaquim A Aguiar), deparei com um anúncio pintado numa parede caiada de branco, ao que julgo saber propriedade dos herdeiros de José Fernandes Bento que, pela sua agressividade, me ia atirando ao chão.
O que ali está é atentório de tudo quanto é humanamente aceitável em matéria de estética, mesmo a quem reside em Peniche.
Mas o que ali está não vai com “paninhos quentes”. Isto é, não vai com multas e avisos sob pena de..., caso não se apague o que ali foi escrito.
Só há uma maneira de lidar com aquilo. É a CMP mandar ali uma brigada raspar aquilo e tornar a caiar de branco aquele bocado de muro. Depois imputar as despesas ao prevaricador.
Já o estabelecimento que anuncia é um atentado à paleta de cores do Centro Histórico da Cidade. Um escândalo. Gastou-se uma fortuna dos dinheiros públicos para fazer o levantamento do Centro Histórico da Cidade e agora é isto assim? Complementado com aquele anúncio, o conjunto, é uma provocação à autarquia e aos autarcas. Cá estamos para ver se eles os têm no sítio para responder a isto com a eficácia que se impõe.
O que se passa é que em matéria urbanística em Peniche, toda a gente se habituou a que pode fazer tudo o que quer. Eu gostava de encerrar esta semana com um sorriso pelo êxito dos “Sabores do Mar”. Mas não posso. Só posso sentir-me triste pelo que vejo sem que ninguém actue.
Ou não seria “cool” o Presidente da Câmara ou quem as suas vezes fizer, tomar conta do regabofe que se parece ter instalado?
É claro que nem sequer pergunto se aquela zona pertence a alguma Junta de Freguesia.
Estou chateado. Muito chateado mesmo.

Sem comentários: