quarta-feira, junho 06, 2007

RECEITA
O que vão ler não é publicidade e já vão perceber porquê.
O “desgraçado” do namorado da minha filha ofereceu-me um livro nos meus anos e ainda estou para saber com que intenção. Ou o “gajo” é um génio e percebeu às primeiras que eu sou burro que nem uma porta ou, não percebeu ainda que fazer de mim um ser medianamente inteligente é trabalho desnecessário porque “burro velho...” e eu não é pela leitura que lá vou.O livro em questão chama-se “COMO FICAR ESTUPIDAMENTE CULTO EM APENAS 10 MINUTOS” e como referências adicionais sempre digo que foi “escrito”(?) por Nuno Amaral Jerónimo e José Carlos Alexandre e foi dado à estampa pela Editora “Mercado de Letras”.
Na contracapa vem um excerto do prefácio de um tal Ricardo Araújo Pereira que eu não resisto a transcrever para aqui com a devida “genuflexão”.
“Este livro é uma fraude. Penso que é importante começar por dizer isto. Todos sabemos que ninguém consegue ficar estupidamente culto em apenas dez minutos, a não ser que contraia matrimónio com Manuel Maria Carrilho. A ler livros não se vai lá.
Mas, mesmo que a promessa do título fosse concretizável, a quem interessaria este livro? A mim não, com certeza. Quem quer ser culto num país que tem tanto apreço pela cultura que foi capaz de colocar Santana Lopes à frente da Secretaria de Estado que a tutelava? Só quem não se importar de sofrer na carne o estigma social de ser apontado na rua e escarnecido: “Olha, olha, lá vai o culto. Aquele tipo lê livros! Ah, ah, ah!” Não, não. Seria insuportável. Já é suficientemente embaraçoso que na rua toda a gente olhe para mim por eu ser tão bonito.”
Agora já sabem. Quando virem este livro numa montra, passem para o outro lado da rua. E se o “safardana” do candidato a genro vos oferecer este livro, deserdem a filha, corram com o candidato como fazem com os políticos e queimem o livro num Auto de Fé Inquisitorial.

1 comentário:

Unknown disse...

F0d@-se, até q'enfim que alguém concorda comigo ou pelo menos tem tom@tes para o dizer!
Refiro-me ao "Todos sabemos que ninguém consegue ficar estupidamente culto em apenas dez minutos, a não ser que contraia matrimónio com Manuel Maria Carrilho."

Poda-se! Forra! Futa que fariu!
Já me vou deitar todo contente, c@r@lho!.

(como o blogue não é meu, desalmei-me a falar mal e badalhocamente. o autor que diga (ou faça) de sua justiça, que eu não tenho nada a ver com isso :-P )