quarta-feira, junho 20, 2007


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE vs ESCOLA COMERCIAL E INDUSTRIAL
Numa das minhas deambulações entre Peniche de Cima e Peniche de Baixo, parei junto à Escola Secundária para observar um mundo de entulho que se acumulava num pátio exterior do lado d’ “Os Bonzinhos da Ajuda”.
Estava eu naquela “cusquice”, quando surge o Américo que procurava não sei quem.
Convidou-me a entrar para eu ver as obras que se desenrolavam dentro da Escola. Insistiu e eu lá entrei. O que vi do lado espaço das antigas oficinas deixou-me sem fala. Os espaços foram todos redefinidos visando a sua potencialização em outros domínios que não, aqueles para que aquele espaço foi originariamente criado.
As antigas oficinas hoje completamente obsoletas foram transformadas em espaços vocacionados para Centro de Recursos. Foi criado um anfiteatro para conferências e um Laboratório de Biologia.
Tudo preparado para a utilização intensiva das novas tecnologias. Fiquei surpreendido e esmagado. Quem como eu foi aluno daquela Escola tendo sido um dos que a inaugurou. Quem como eu foi aluno da antiga Fábrica do “Alemão” e das velhas instalações provisórias na Rua Marquês de Pombal e, vê as sucessivas transformações que se foram operando naquele espaço, não pode deixar de sentir que existem em Peniche “bolsas de Progresso e Desenvolvimento” que importa registar e elogiar.
Da antiga maquinaria ficaram 3 ou 4 peças que hoje constitui um espólio do passado recente: Um torno, um limador, uma fresadora e uma outra máquina que de momento não sei precisar. Estas máquinas estão integradas como relíquias nos novos espaços, sugerindo um passado que importa não esquecer.
Estes são os únicos aspectos que hoje quero salientar sobre a Escola Secundária de Peniche com umas pequenas achegas: - Porque não quando as obras estiverem terminadas, durante uns dias convidar a população do Concelho a visitarem a nova Escola para a conhecerem?; - Coloquem junto às máquinas que já constituem “Arqueologia Industrial” umas vitrines com alguns dos trabalhos que os antigos alunos ali realizavam.
E mais não digo. Que o que se fez seja o corpo fundamental do Blog de hoje.

Sem comentários: