sábado, junho 09, 2007

A UM AMIGO

“A certa altura, saí da minha actividade na CMP e entrei na recta descendente da minha actividade laboral. Na altura recebi uma carta de um amigo a oferecer-me a sua amizade e a sua solidariedade. Respondi-lhe publicamente. Neste momento em que tanta coisa se parece perder, soube-me bem reler esta carta que agora e aqui publico.”Cá recebi a tua carta. Emocionou-me “grandemente” que neste momento te tivesses recordado de mim agora que faço parte dos “soldados rasos” da população.
Ao longo dos anos em que contigo trabalhei, pude apreciar a tua inteligência, a tua capacidade de trabalho, e a tua competência. Por mim são esses valores que te irão permitir não passares de forma cinzenta na nossa profissão.
Tens razão quando afirmas que “pelo sonho é que vamos”. Pelo sonho e pela certeza de que mais importante dos que os ideários político-partidários ou que as “modas” pedagógico-didácticas, são o sentido humanista da nossa profissão e a capacidade de ajudar os nossos jovens a aprender, fazendo. Dar-lhes a possibilidade de se tornarem homens e mulheres de bem, com sentido crítico e capacidade de entre-ajuda, será o único grande segredo da nossa profissão de educadores. O resto é balelas para uns quantos fingirem que são merecedores do vencimento ao fim do mês.
Daí que seja mais fácil recordar as alegrias que as tristezas, o sonho que o desânimo, as pequeninas vitórias do dia a dia que as grandes derrotas em certos momentos.
Fizemos da capacidade de nos deixarmos surpreender quase um lema. Daí que seja uma grande alegria quando nos revemos e conversamos ainda que por pouco tempo. Daí que a tua carta me tenha deixado em estado de choque. Não estava à espera. Surpreendeste-me. Mais um ponto a teu favor na contabilidade da nossa amizade.
Acho que tornar pública a minha resposta para ti, é uma forma de poder mais uma vez contribuir para solidificar o muito que lutámos para que a relação entre as pessoas fosse sempre um momento de reflexão para todos.
Meu querido amigo: eu aqui no castelo dourado em que se tornou agora a minha vida vou fazer uma grande força por ti e pelos ideais que partilhámos em conjunto, estejas tu onde estiveres. Agora o meu contributo para os nossos sonhos comuns, será continuar a reflectir contigo e com todas as pessoas que acreditem no Homem.
Bem hajas e muitos desafios são o que te desejo. Sei que é assim que queres que seja. O resto virá sempre por acréscimo.

Sem comentários: