sábado, junho 23, 2007

CAUSA E CONSEQUÊNCIA A minha visita à Escola Secundária de Peniche que aqui já referi, suscitou-me dois sentimentos: um de surpresa e encantamento pelo que ali se fez e que deu origem a uma nova escola sem que ninguém suspeitasse de que isso estava a acontecer; outro de dúvida e de reserva sobre o que teria acontecido que assim possibilitou aquela transformação.
Afinal de contas, a minha filha só deixou de ali ser aluna há 3 anos e a escola ainda era a mesmíssima que eu tinha frequentado. Ainda há tão pouco tempo ali tinha votado e não tinha dado por alterações tão profundas. O que aconteceu à Escola Secundária de Peniche foi o fechar de um ciclo e um abrir um novo ciclo. Terminaram definitivamente com a Escola que preparava magistralmente alunos com cursos médios de carácter profissional ou profissionalizante, para criar uma Escola de carácter generalista que prepare alunos para cursos de grau superior ou pré-profissionalizantes (se é que alguém sabe o que isso é).
A minha grande surpresa e dúvida é que não tendo eu saído de Peniche nos últimos anos e, não tendo estado em estado de coma, não tinha ouvido falar de tal transformação ou de tão súbita evolução. Será que a grande maioria dos responsáveis com capacidade de decisão neste Concelho teriam sido convidados a discutir aquela transformação? Será que as pessoas se aperceberam mesmo das consequências do que aconteceu àquele estabelecimento de ensino? Será que o Concelho Municipal de Educação foi convidado a pronunciar-se sobre aquela decisão de alterar em definitivo o tipo de formação a ministrar naquele pólo de Educação?Eu não estou a dizer com isto que estou em desacordo e também não estou a dizer o contrário. Estou a constatar um facto.
Quem assumiu a responsabilidade do que ali se fez? A Escola sozinha? É muito pouco. Porque o que ali se fez vai determinar o rumo de futuras gerações de Penichenses. O que ali se fez está em consonância com estudos já feitos para o tipo de desenvolvimento para Peniche?
Ou mais uma vez o que se fez foi só casuístico e isso é muito grave.
Tenho uma grande esperança de que o que ali está, representa o fruto de uma ampla discussão e consenso sobre o que os responsáveis por Peniche na globalidade pensam que deverá ser a formação dos nossos jovens nos próximos 20/30 anos, a fim de dar resposta ao que será o nosso desenvolvimento futuro.
Se o não foi então convido muita gente a calar-se definitivamente sobre o que é melhor para Peniche, não digam mais nada. Quanto a mim até tenho medo de pensar em qual será a resposta para as minhas dúvidas. Mas quem sou eu? Um “chato”. Uma besta que só faz é incomodar os outros... Que deveria estar calado e não levantar ondas que só desgastam os pobres coitados que aqui vivem neste “reinozinho” de trazer por casa. Será que ainda faz sentido discutir Peniche?

Sem comentários: